segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A eletricidade estática


A eletricidade estática é o fenômeno de acumulação de cargas elétricas que pode se manifestar em qualquer material.

Quando uma carga se encontra em repouso, produz forças sobre outras situadas à sua volta. Se a carga se desloca, produz também forças magnéticas. Há dois tipos de cargas elétricas, chamadas positivas e negativas. As cargas de nome igual se repelem e as de nome distinto se atraem

A eletricidade acontece, principalmente, com o processo de atrito entre materiais e se manifesta em vários fenômenos que ocorrem no cotidiano.

As manifestações da eletricidade estática são observadas, principalmente, em locais onde a umidade do ar é muito baixa, ou seja, locais secos.

Em algumas substancias, como os metais, estão os elétrons livres, o que chamamos de neutros, pois um átomo normal tem quantidades iguais de carga elétrica positiva e negativa.

Se um corpo contém um excesso de elétrons ficará carregado negativamente. Ao contrário, com a ausência de elétrons, um corpo fica carregado positivamente, devido ao facto de que há mais cargas elétricas positivas no núcleo. Eletricidade é a passagem de elétrons em um condutor.

Eletricidade estática que é acumulada nos corpos, em especial no corpo humano, é prejudicial aos computadores e componentes eletrônicos. Por esse motivo é essencial que as pessoas que manuseiam equipamentos de informática tenham pleno conhecimento de suas causas e efeitos.
Mario, você é o melhor professor, eu te amo.
Esse blog é inteiramente seu. ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário