domingo, 21 de agosto de 2011

Quais as especificações de eletroimãs de guindastes?

O eletroímã consiste em uma bobina enrolada num núcleo de ferro (nesse caso é um prego). Tem diversas aplicações práticas, como a campainha, o telégrafo, o relé, etc. Então propomos, neste experimento, a construção de um eletroímã para que o aluno perceba o seu funcionamento e, a partir daí, compreenda melhor como se dá a sua utilização em aparelhos elétricos.
Para montar precisamos enrolar o prego com o fio, sempre no mesmo sentido. Quanto mais voltas melhor. Não há necessidade de enrolar todo o prego, pode-se deixar mais ou menos 1,5cm de ponta livre. Deixar duas pontas do fio para fora e descascá-las (deixar aproximadamente 10cm de ponta livre). Conectar as extremidades dos fios nos pólos negativo e positivo da pilhas coma mão.
É possível tornar a montagem mais interessante montando um pequeno guindaste, acionado por uma manivela, em que o eletroímã desce, toca a peça a ser elevada, é ligado, prende a peça e a eleva. Lá em cima, ele é desligado e a peça cai.

Regras de Construção

  1. O guindaste deverá possuir uma base sempre fixa ao chão.
  2. O levantamento do eletroímã pelo guindaste será feito através de uma alavanca com fio e roldana contida no guindaste.
  3. O guindaste deverá levantar clipes pela atração magnética, fica proibido o levantamento mecânico dos mesmos.
  4. O guindaste não deverá possuir mais de 80 cm de altura.
  5. Qualquer dúvida na construção o professor deve ser procurado.

Regra da mão direita e regra da mão esquerda

Regra da mão direita

De acordo com o Experimento de Oersted, ao se colocar uma bússola próxima a um fio percorrido por uma corrente elétrica, a agulha dessa bússola sofre um desvio. Assim, Oersted concluiu que, a exemplo dos imãs, toda corrente elétrica gera, no espaço ao seu redor, um campo magnético.
A regra da mao direita é usada para sabermos exatamente em que direção e sentido o fio da bussola (que usamos para saber a direção exata que envolve o campo magnético gerado por uma corrente elétrica) vai.
O polegar está indicando o sentido da corrente elétrica que está atravessando o fio, enquanto os demais dedos estão dobrados envolvendo o condutor em uma região onde seria colocada a bússola. Observamos aqui que os dedos indicam o giro do polo norte da agulha da bússola.




Regra da mão esquerda

A regra da mão esquerda ou regra de Fleming é utilizada para força magnética que atua sobre uma carga elétrica lançada num campo magnético ou força magnética que atura sobre um fio percorrido por uma corrente elétrica quando ele é mergulhado num campo magnético. Vejamos:
para carga é assim: polegar: indica o sentido da força, o dedo indicador indica o sentido do campo magnético e o dedo médio indica o sentido da velocidade. (Faça a regra como se fosse um revólver, mas com o dedo médio perpendicular à palma da mão). Agora, tome cuidado pois a regra é valida para cargas positivas, caso a carga seja negativa vc inverte apenas o sentido da força (polegar)
Para o fio o princípio é o mesmo trocando apenas o dedo médio pelo sentido da corrente elétrica






segunda-feira, 8 de agosto de 2011

A relação entre cargas Elétricas e Campos Magnéticos! :*

Cargas Elétricas

Toda a matéria que conhecemos é formada por moléculas. Esta, por sua vez, é formada de átomos, que são compostos por três tipos de partículas elementares: prótons, nêutrons e elétrons.

Os átomos são formados por um núcleo, onde ficam os prótons e nêutrons e uma eletrosfera, onde os elétrons permanecem, em órbita.

Campo Magnético

Em elétrica cada carga cria em torno de si um campo elétrico, de modo análogo o imã cria um campo magnético, porém num imã não existe um mono-pólo assim sempre o imã tem a carga positiva e a negativa.

Relação entre ambos

O campo magnético é resultado do movimento de cargas eletricas, ou seja, é resultado de corrente elétrica. O campo magnético pode resultar em uma força eletromagnética quando associada a ímãs.