domingo, 21 de agosto de 2011

Quais as especificações de eletroimãs de guindastes?

O eletroímã consiste em uma bobina enrolada num núcleo de ferro (nesse caso é um prego). Tem diversas aplicações práticas, como a campainha, o telégrafo, o relé, etc. Então propomos, neste experimento, a construção de um eletroímã para que o aluno perceba o seu funcionamento e, a partir daí, compreenda melhor como se dá a sua utilização em aparelhos elétricos.
Para montar precisamos enrolar o prego com o fio, sempre no mesmo sentido. Quanto mais voltas melhor. Não há necessidade de enrolar todo o prego, pode-se deixar mais ou menos 1,5cm de ponta livre. Deixar duas pontas do fio para fora e descascá-las (deixar aproximadamente 10cm de ponta livre). Conectar as extremidades dos fios nos pólos negativo e positivo da pilhas coma mão.
É possível tornar a montagem mais interessante montando um pequeno guindaste, acionado por uma manivela, em que o eletroímã desce, toca a peça a ser elevada, é ligado, prende a peça e a eleva. Lá em cima, ele é desligado e a peça cai.

Regras de Construção

  1. O guindaste deverá possuir uma base sempre fixa ao chão.
  2. O levantamento do eletroímã pelo guindaste será feito através de uma alavanca com fio e roldana contida no guindaste.
  3. O guindaste deverá levantar clipes pela atração magnética, fica proibido o levantamento mecânico dos mesmos.
  4. O guindaste não deverá possuir mais de 80 cm de altura.
  5. Qualquer dúvida na construção o professor deve ser procurado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário