domingo, 21 de agosto de 2011

Regra da mão direita e regra da mão esquerda

Regra da mão direita

De acordo com o Experimento de Oersted, ao se colocar uma bússola próxima a um fio percorrido por uma corrente elétrica, a agulha dessa bússola sofre um desvio. Assim, Oersted concluiu que, a exemplo dos imãs, toda corrente elétrica gera, no espaço ao seu redor, um campo magnético.
A regra da mao direita é usada para sabermos exatamente em que direção e sentido o fio da bussola (que usamos para saber a direção exata que envolve o campo magnético gerado por uma corrente elétrica) vai.
O polegar está indicando o sentido da corrente elétrica que está atravessando o fio, enquanto os demais dedos estão dobrados envolvendo o condutor em uma região onde seria colocada a bússola. Observamos aqui que os dedos indicam o giro do polo norte da agulha da bússola.




Regra da mão esquerda

A regra da mão esquerda ou regra de Fleming é utilizada para força magnética que atua sobre uma carga elétrica lançada num campo magnético ou força magnética que atura sobre um fio percorrido por uma corrente elétrica quando ele é mergulhado num campo magnético. Vejamos:
para carga é assim: polegar: indica o sentido da força, o dedo indicador indica o sentido do campo magnético e o dedo médio indica o sentido da velocidade. (Faça a regra como se fosse um revólver, mas com o dedo médio perpendicular à palma da mão). Agora, tome cuidado pois a regra é valida para cargas positivas, caso a carga seja negativa vc inverte apenas o sentido da força (polegar)
Para o fio o princípio é o mesmo trocando apenas o dedo médio pelo sentido da corrente elétrica






Um comentário:

  1. Parabéns, a melhor explicação que encontrei. Simples, clara e objetiva.

    ResponderExcluir