domingo, 21 de agosto de 2011

Quais as especificações de eletroimãs de guindastes?

O eletroímã consiste em uma bobina enrolada num núcleo de ferro (nesse caso é um prego). Tem diversas aplicações práticas, como a campainha, o telégrafo, o relé, etc. Então propomos, neste experimento, a construção de um eletroímã para que o aluno perceba o seu funcionamento e, a partir daí, compreenda melhor como se dá a sua utilização em aparelhos elétricos.
Para montar precisamos enrolar o prego com o fio, sempre no mesmo sentido. Quanto mais voltas melhor. Não há necessidade de enrolar todo o prego, pode-se deixar mais ou menos 1,5cm de ponta livre. Deixar duas pontas do fio para fora e descascá-las (deixar aproximadamente 10cm de ponta livre). Conectar as extremidades dos fios nos pólos negativo e positivo da pilhas coma mão.
É possível tornar a montagem mais interessante montando um pequeno guindaste, acionado por uma manivela, em que o eletroímã desce, toca a peça a ser elevada, é ligado, prende a peça e a eleva. Lá em cima, ele é desligado e a peça cai.

Regras de Construção

  1. O guindaste deverá possuir uma base sempre fixa ao chão.
  2. O levantamento do eletroímã pelo guindaste será feito através de uma alavanca com fio e roldana contida no guindaste.
  3. O guindaste deverá levantar clipes pela atração magnética, fica proibido o levantamento mecânico dos mesmos.
  4. O guindaste não deverá possuir mais de 80 cm de altura.
  5. Qualquer dúvida na construção o professor deve ser procurado.

Regra da mão direita e regra da mão esquerda

Regra da mão direita

De acordo com o Experimento de Oersted, ao se colocar uma bússola próxima a um fio percorrido por uma corrente elétrica, a agulha dessa bússola sofre um desvio. Assim, Oersted concluiu que, a exemplo dos imãs, toda corrente elétrica gera, no espaço ao seu redor, um campo magnético.
A regra da mao direita é usada para sabermos exatamente em que direção e sentido o fio da bussola (que usamos para saber a direção exata que envolve o campo magnético gerado por uma corrente elétrica) vai.
O polegar está indicando o sentido da corrente elétrica que está atravessando o fio, enquanto os demais dedos estão dobrados envolvendo o condutor em uma região onde seria colocada a bússola. Observamos aqui que os dedos indicam o giro do polo norte da agulha da bússola.




Regra da mão esquerda

A regra da mão esquerda ou regra de Fleming é utilizada para força magnética que atua sobre uma carga elétrica lançada num campo magnético ou força magnética que atura sobre um fio percorrido por uma corrente elétrica quando ele é mergulhado num campo magnético. Vejamos:
para carga é assim: polegar: indica o sentido da força, o dedo indicador indica o sentido do campo magnético e o dedo médio indica o sentido da velocidade. (Faça a regra como se fosse um revólver, mas com o dedo médio perpendicular à palma da mão). Agora, tome cuidado pois a regra é valida para cargas positivas, caso a carga seja negativa vc inverte apenas o sentido da força (polegar)
Para o fio o princípio é o mesmo trocando apenas o dedo médio pelo sentido da corrente elétrica






segunda-feira, 8 de agosto de 2011

A relação entre cargas Elétricas e Campos Magnéticos! :*

Cargas Elétricas

Toda a matéria que conhecemos é formada por moléculas. Esta, por sua vez, é formada de átomos, que são compostos por três tipos de partículas elementares: prótons, nêutrons e elétrons.

Os átomos são formados por um núcleo, onde ficam os prótons e nêutrons e uma eletrosfera, onde os elétrons permanecem, em órbita.

Campo Magnético

Em elétrica cada carga cria em torno de si um campo elétrico, de modo análogo o imã cria um campo magnético, porém num imã não existe um mono-pólo assim sempre o imã tem a carga positiva e a negativa.

Relação entre ambos

O campo magnético é resultado do movimento de cargas eletricas, ou seja, é resultado de corrente elétrica. O campo magnético pode resultar em uma força eletromagnética quando associada a ímãs.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Qual é a diferença entre kw, kwh, wh, mwh ou gwh

O watt-hora (Wh) é a medida de energia usualmente utilizada em eletrotécnica. Um Wh é a quantidade de energia utilizada para alimentar uma carga com potência de 1 watt pelo período de uma hora. 1 Wh é equivalente a 3.600 joules. Há imensa confusão no uso das unidades watt-hora, o watt e o watt/hora. O watt é uma unidade de potência, o watt-hora é uma unidade de energia gerada e o watt/hora indica uma taxa de variação da potência consumida com o tempo.
Um quilowatt-hora representa a energia elétrica consumida por um aparelho de potência 1 kW durante 1 hora de funcionamento.
A relação entre o quilowatt-hora e o joule é: 1 kWh = 3,6 x 106 J.
Em nossas casas existe um aparelho (o contador da eletricidade) que mede toda a energia consumida durante um mês. Esta medição realiza-se em quilowats-hora.

MWH- Megawatt-hora: equivale a 1.000.000 Wh ou 3,6×109 joules.
KWH-A unidade de energia do Sistema Internacional (SI) é o joule (J). Contudo, em eletricidade, a energia é também medida numa unidade prática designada por quilowatt-hora, cujo símbolo é kWh.
Um quilowatt-hora representa a energia elétrica consumida por um aparelho de potência 1 kW durante 1 hora de funcionamento.
GWH = giga-watt-hora, ondegiga significa 1 bilhão (1.000.000.000). Em outras palavras, esta é uma unidade que mede a potência elétrica "consumida" (entre aspas pois a energia não se consome, apenas se transforma) e o tempo pela qual é consumida. É uma medida de ENERGIA. Em física, energia é o produto da potência elétrica pelo tempo. Assim, se vc em sua casa mantém uma lâmpada de 60W ligada durante 10 horas, a energia "consumida"será igual a 600 Wh. É isso que o seu contador de luz irá marcar

terça-feira, 31 de maio de 2011

Consumo de energia elétrica



A energia elétrica é obtida principalmente através de termoelétricas, usinas hidroelétricas, usinas eólicas e usinas termonucleares.



O aumento do consumo de energia elétrica, devido ao consumismo acelerado, tem provocado a construção de mais usinas hidrelétricas. Elas não poluem o ar, mais causam enormes impactos ambientais, devido à quantidade de água represada a fim de mover as turbinas na produção da energia elétrica.



A energia eólica vem sendo implantada, principalmente nas cidades litorâneas, pois é uma energia que usa a força dos ventos para produzir energia elétrica, sendo considerada uma energia pura.



O consumo de energia dos aparelhos de casa são calculados da seguinte maneira:



aplicamos a expressão k=t.p*/1000



Onde k equivale a quilowatt (hora); t é o tempo em que o produto permanece ligado e P é a potência do aparelho.



Todo aparelho possui uma potência que é dada em watts (W), e quanto mais tempo ligado maior o consumo de energia elétrica.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Como economizar energia elétrica.


* É o eletrodoméstico que mais gasta energia em uma casa. Se você usar um chuveiro com potência de 4.500 watts durante 30 horas por mês, gastará 135 kWh. Por isso, nunca tome banho, apenas uma vez por semana.

* O ferro elétrico tambem consome muita energia, portanto, não passe suas roupas, deixe-as no varal até que elas fiquem completamente lisas.

* Segundo a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), a geladeira é o segundo equipamento que mais consome energia em uma residência, ficando atrás apenas do chuveiro. A melhor solução para isso é não ter geladeira em casa, sabe? Coloque a comida em uma caixa e pronto!

* Se você quer economizar energia, evite usar o freezer. Se possível, coloque os alimentos no congelador da geladeira. Mas como voce não tem geladeira em casa, coloque tudo na caixa tambem, aí fica tudo igual.

* Televisor com monitor de tubo. Uma televisão com monitor de tubo, de 20”, com potência de 90 W, se ligada durante 90 horas por mês, utilizará 8,1 kWh. Se possível, use monitores de televisão LCD, porque claro, você é rico.

* Luzes. Pra que ter luz em casa? Temos que ser um pouco arcaicos! Use vela sempre.

* Computador então...nem me fale. É óbvio que você não precisa de um computador! Se ja não tem geladeira, pra que ter computador?

* Lave suas roupas na mão, porque ja é comprovado que a maquina de lavar gasta muita energia.

* Secador de cabelo, chapinha e tudo mais, gasta muito tambem, então, se seu cabelo for ruim, você se ferrou, porque o ideal é não ter isso em casa.

* Tire a sua Tv de plasma ( pois é a unica coisa que voce tem) da tomada, enquanto ela estiver desligada.


E essas são as dez maneiras de economizar energia elétrica :)

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A eletricidade estática


A eletricidade estática é o fenômeno de acumulação de cargas elétricas que pode se manifestar em qualquer material.

Quando uma carga se encontra em repouso, produz forças sobre outras situadas à sua volta. Se a carga se desloca, produz também forças magnéticas. Há dois tipos de cargas elétricas, chamadas positivas e negativas. As cargas de nome igual se repelem e as de nome distinto se atraem

A eletricidade acontece, principalmente, com o processo de atrito entre materiais e se manifesta em vários fenômenos que ocorrem no cotidiano.

As manifestações da eletricidade estática são observadas, principalmente, em locais onde a umidade do ar é muito baixa, ou seja, locais secos.

Em algumas substancias, como os metais, estão os elétrons livres, o que chamamos de neutros, pois um átomo normal tem quantidades iguais de carga elétrica positiva e negativa.

Se um corpo contém um excesso de elétrons ficará carregado negativamente. Ao contrário, com a ausência de elétrons, um corpo fica carregado positivamente, devido ao facto de que há mais cargas elétricas positivas no núcleo. Eletricidade é a passagem de elétrons em um condutor.

Eletricidade estática que é acumulada nos corpos, em especial no corpo humano, é prejudicial aos computadores e componentes eletrônicos. Por esse motivo é essencial que as pessoas que manuseiam equipamentos de informática tenham pleno conhecimento de suas causas e efeitos.
Mario, você é o melhor professor, eu te amo.
Esse blog é inteiramente seu. ♥